terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cão é conhecido no Pelô por pisar no pé das pessoas para pedir salsichas

O nome dele é “Peladinho”. Quem frequenta o Pelourinho conhece o mais famoso cachorro do bairro.
Com o dorso preto, patas marrons e o peito branco, Peladinho é protegido pelos policiais militares que fazem guarda no centro Histórico de Salvador.
Cão de rua
Ele é conhecido principalmente pela forma como se aproxima das pessoas para pedir comida: coloca a pata sobre o pé das pessoas e espera por sua tão desejada “salsicha”, comprada normalmente nas barraquinhas de cachorro quente do lugar.
Ativista da causa animal, a vereadora Ana Rita Tavares diz que por diversas vezes tentou pegá-lo para levar para tratar uma sarna, mas ele percebe e foge pelas ruas de pedra cabeça-de-nego do Pelourinho.
“É como se ele adivinhasse que a gente vai tirá-lo, mesmo que temporariamente, do seu habitat. Em outros momentos ele se aproxima da gente e faz o gesto de carinho que o tornou conhecido no Centro Histórico.”
Como "Peladinho", existem cerca de 200 mil cães e gatos de rua (semidomiciliados) em Salvador, normalmente alimentados por moradores e comerciantes.
Ana Rita Tavares é autora do projeto que criou o Castramóvel - serviço móvel de esterilização animal – que realiza a castração gratuita em cães e gatos na periferia de Salvador, “a única forma que aceitamos para controlar a reprodução dos animais”.
Segundo a vereadora, são necessárias políticas públicas que garantam também a vacinação e cuidados para esses animais. “Nosso objetivo é a criação do Hospital Público Veterinário em Salvador”, conta a parlamentar