segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Documentário Cowspiracy (A Conspiração da Vaca) está em pré-venda no Brasil Um dos mais importantes filmes ambientalistas.

Cowspiracy, documentário recém-lançado nos Estados Unidos, tem sido muito elogiado por grandes diretores ligados à causa animal. O filme é fruto de um ano de trabalho do cineasta Kip Andersen, que ficou intrigado com o fato de grandes ONGs ambientalistas ignorarem a causa número um da destruição do planeta.
Ao ler relatórios oficiais da ONU a respeito dos impactos da pecuária sobre o meio ambiente, Andersen descobriu que ela é a principal causa da maioria dos problemas ambientais. Então, decidiu ir até as sedes das principais organizações ambientalistas do mundo para checar porque elas não falam sobre o assunto.
O documentário é rico em entrevistas e dados estatísticos e traz entrevistas surpreendentes com representantes de ONGs e do governo. Cownspiracy é um filme muito corajoso e indispensável aos admiradores de ONGs como Greenpeace, WWF, Amazon Watch e outras do gênero.
Boa parte dos números do filme referem-se ao Brasil, já que aqui temos o maior rebanho comercial do mundo. O documentário é centrado em entrevistas e dados estatísticos, tendo apenas uma cena de abate que pode facilmente ser evitada, pois é anunciada por cenas anteriores. A compaixão pelos animais entra na trama desenrolada por Andersen de forma natural, mudando inclusive a forma como o próprio cineasta vê o tema central de seu filme.
Embora já possa ser encontrado de graça em sites de vídeos com legendas em português de Portugal, optamos por não divulgar os links em respeito ao trabalho de Andersen. Especialmente no início, é importante comprar o DVD para apoiar o trabalho. A Loja Vista-se trará o DVD original legendado em português do Brasil para ajudar Andersen a fazer novos filmes espetaculares como este.
O documentário já está em pré-venda na Loja Vista-se (compre aqui). A entrega está prevista para janeiro de 2015, mas pode acontecer antes (detalhes no link).
Serviço
PRÉ-VENDA: clique aqui e garanta já o seu DVD
Site oficial: www.cowspiracy.com
Sinopse
Cowspiracy: The Sustainability Secret (A Conspiração da Vaca: O Segredo da Sustentabilidade) é um documentário sobre meio ambiente inovador que segue o intrépido cineasta Kip Andersen à medida em que ele revela qual é a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje – e investiga por que as principais organizações ambientalistas do mundo estão com muito medo de falar sobre isso.
A agropecuária é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição e é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte. É o principal motor de destruição da floresta, extinção de espécies, perda de habitat, erosão do solo, de “zonas mortas” nos oceanos e praticamente todos os outros problemas ambientais. No entanto, ela continua, quase inteiramente sem contestação.
À medida em que Andersen confronta os líderes do movimento ambiental, ele descobre cada vez mais o que parece ser uma recusa intencional de discutir a questão da pecuária, enquanto denunciantes da indústria e “cães de guarda” o alertam dos riscos para a sua liberdade e até mesmo para a sua vida se ele se atreve a persistir.
Tão revelador como Blackfish e tão inspirador como Uma Verdade Inconveniente, este documentário chocante revela o impacto ambiental absolutamente devastador que a pecuária industrial em grande escala tem sobre o nosso planeta e oferece um caminho para a sustentabilidade global para uma população crescente.

O que estão falando sobre o documentário
“Cowspiracy talvez seja o mais importante filme para inspirar a salvar o planeta.”
Louie Psihoyos, diretor do documentário “The Cove”, ganhador do Oscar
“Um documentário que vai sacudir e inspirar o movimento ambientalista.”
Darren Aronofsky, diretor de “Noé”
“Um novo olhar. Poucos filmes são corajosos o suficiente para aborda um tema assim controverso.”
Examiner.com
“[Andersen] não enrola e não traz desculpas: ‘O futuro do nosso planeta está sendo destruído por essa indústria.’ Difícil argumentar contra os dados.”
The Huffington Post
“Cowspiracy realmente faz ligar os pontos. É inegavelmente um esforço excepcional em estatísticas.”
Shaun Monson, diretor de “Terráqueos”

domingo, 16 de novembro de 2014

Vídeo mostra jornalistas perfurando concreto para resgatar gata

12 de novembro de 2014 às 6:00

Tirando a perda de peso, gata não apresentou nenhum problema de saúde Foto: Alamy/Legion Media
Tirando a PERDA DE PESO, gata não apresentou nenhum problema de saúde Foto: Alamy/Legion Media
De acordo com testemunhas, a gata ficou presa devido à reforma de uma loja anexa a um edifício residencial. “Tinha uma semana que o pobre animal não conseguia sair. Ele ficou rouco de tanto miar para pedir ajuda”, lê-se em um fórum de internet sobre o caso.
Os jornalistas que chegaram ao local não conseguiram descobrir o nome do proprietário do espaço em reforma nem encontrar os responsáveis pelos eventuais maus-tratos ao animal. Mas uma coisa era clara: o felino estava preso há quase duas semanas e só conseguia obter alimento por furos nos blocos de concreto.
Os repórteres entraram então em contato com a diretoria regional do Ministério para Situações de Emergência, com o serviço de resgate local e com representantes de organizações civis, mas nenhum deles aceitou libertar a gata – seja por ausência de licença para o resgate de animais ou para não contrariar a lei que proíbe danificar a propriedade alheia.
A falta da assistência oficial obrigou os jornalistas a procurarem outra saída. A tentativa de um deles, Andrêi Kazantsev, de perfurar o bloco de concreto com um machado e furadeira não resolveu o problema. Logo conseguiram um martelo, uma alavanca e uma furadeira de concreto emprestados pelo dono do quiosque de materiais de construção próximo ao local. Até mesmo uma jovem que aguardava na fila da loja saiu para ajudar a resgatar o animal.
Após uma hora de tentativas, a equipe improvisada conseguiu finalmente fazer um buraco no bloco de concreto e retirar a prisioneira, uma gata cinza da raça Scottish Fold. Tirando a perda de peso, a gata não apresentou nenhum problema de saúde.

fonte: Gazeta Russa

Doberman tetraplégico que seria morto contraria os médicos e volta a andar

ESTADOS UNIDOS


(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)
Um Doberman paralisado que, contra todas as probabilidades, aprendeu a andar e a correr novamente, nos lembrando que milagres podem ser alcançados quando uma comunidade se une.
Em abril, Kenny o Doberman perdeu a mobilidade das quatro patas, depois que um trabalhador do canil acidentalmente deixou cair uma porta de metal em seu pescoço. Os médicos sugeriram que o animal ferido tivesse morte induzida, pois ninguém achou que ele voltasse a andar.
(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)
“Eu levei ele direto para o neurologista. Ela sabia que não tínhamos a quantia US $8.000 para fazer uma ressonância e uma cirurgia, então ela nos disse apenas para tentar a reabilitação para ver se conseguíamos colocá-lo em pé novamente,” Disse Leslie.
(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)
“Por um mês muito longo, colocamos ele em pelo menos quatro horas de reabilitação por dia. Tentando manter seus músculos flexíveis, o colocávamos na piscina, fazíamos massagem, laser, acupuntura, o colocávamos em pé com assistência e o fazíamos andar com assistência.”
Kenny, o Doberman, acabou tendo outras complicações, ele tornou-se tão obstruído que não conseguia mais urinar. Então Leslie McMahon, fundadora do Centro de Reabilitação Física Canina chamado Two Hands Four Paws, juntamente com Annie Hart, fundadora de um grupo de resgate de animais de Los Angeles, o Bill Foundation, e um grupo de pessoas se uniram e conseguiram pagar para Kenny uma ressonância e uma cirurgia
(Foto: reprodução)
(Foto: reprodução)
“Ele é um cão completamente diferente. Ele reaprendeu a brincar, reaprendeu o que são brinquedos, reaprendeu o que são passeios e faz todos os três o dia todo. É apenas uma alegria assistir ele.” Disse Leslie.
Kenny está atualmente com uma família adotiva e está procurando uma casa definitiva.

OAB denuncia impacto ambiental da pecuária

OAB denuncia impacto ambiental da pecuária

14 de novembro de 2014 às 21:30

unnamedPor OAB/RJ (em colaboração para a ANDA)
Neste final de semana, o Spa Maria Bonita, localizado no o restaurante Spazziano, em Ipanema (RJ), sediou o Simpósio Alimentação Saudável e Sustentável – Políticas Públicas Para a Saúde das Pessoas e do Planeta, promovido pela Sociedade Vegetariana Brasileira e Grupo Veg Rio, tendo como palestrante Dr. Eric Slywitch, médico nutrólogo e Diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira.
Foram abordados os benefícios da dieta vegetariana, hábitos e alimentação adequados, a redução nas mortes por infarto, a diminuição dos níveis de colesterol, controle da pressão arterial, menor risco de DIABETES, menor obesidade, eliminação do consumo de carne para evitar câncer no intestino grosso, o metabolismo da vitamina D, a necessidade das frutas, a vitamina B12, alimentos integrais, anemia e outros relevantes temas nutricionais.
O grupo pretende ainda lançar duas campanhas este ano: “Segunda sem Carne” e “ Por Que Você ama Um e Mata o Outro”, referindo-se aos animais domésticos e aos de consumo. Presente no encontro, o Presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ, Reynaldo Velloso, garantiu o apoio da instituição nestas campanhas e convidou os representantes da organização do evento a integrarem a CPDA, pois segundo ele os meios de comunicação têm noticiado constantemente o impacto da atividade humana nos ecossistemas, mas pouco divulgam sobre o impacto da pecuária, quando todo o entorno é destruído. “Este segmento não pode ser esquecido, é fundamental para a nossa luta pelos animais”, diz.
No próximo dia 18/11, quando a Comissão irá definir a suas metas para 2015, a Dra. Jo Valeria, Coordenadora do Grupo Veg Rio e representante da SVB no Rio de Janeiro, vai apresentar uma proposta de ação conjunta com a OAB, objetivando a implementação de uma campanha para divulgação de alimentação saudável em todo o Estado do RJ.

Ativistas preparam manifestação para impedir realização de evento em Mongaguá (SP)

RODEIO

Ativistas organizam uma manifestação para o próximo sábado (15), em Mongaguá, contra a realização da Primeira Festa do Peão, que será promovida na Cidade no início de dezembro. Além do protesto, que tem como objetivo chamar a atenção para a causa, os defensores dos direitos dos animais afirmam terem entrado com uma representação no Ministério Público Estadual contra a realização de provas com a utilização de técnicas que provoquem maus-tratos aos bichos.
Um dos organizadores do protesto, Leandro Ativista, conta que, apesar dos organizadores afirmarem que não haverá provas de rodeio no evento (atividade em que o peão deve permanecer montado em um cavalo ou boi, o maior tempo possível), a atividade conhecida como “Três Tambores”, autorizada pela Prefeitura de Mongaguá, também expõe os animais ao sofrimento.
”A realização deste evento transgride uma lei municipal aprovada pelo próprio prefeito e também um decreto estadual que proíbe eventos que envolvam maus-tratos e crueldade com os animais”.
Ainda de acordo com Leandro, apesar de ter proibido a realização de rodeio, a Prefeitura alega que a modalidade “Três Tambores” não infringe a lei. Porém, nela, assim como no rodeio, segundo o ativista, o animal também é torturado.
De acordo com ele, para que o cavalo contorne os três tambores em menor espaço de tempo, é chicoteado pela baliza e agredido com esporas para correr além de seus limites. “Isso é uma crueldade e queremos impedir a realização deste evento, assim como já o fizemos em São Vicente no mês passado”.
O protesto tem concentração às 18 horas, em frente à tradicional Feira de Artesanato da Cidade. “De lá, seguiremos em passeata, com carro de som pelas ruas da Cidade até a residência do prefeito, cobrando explicações e o compromisso de que os animais não sejam utilizados no evento”, afirma o ativista.
Outro lado
Procurada, a Prefeitura de Mongaguá informou que a “Primeira Festa do Peão” não terá prova de rodeio, em virtude da promulgação da Lei Municipal nº 2.679, assinada em 15 de outubro, que trata da proibição de eventos que envolvam maus tratos e crueldade de animais.
Em nota, a Administração Municipal explica que os organizadores do evento já foram informados a respeito da legislação e imediatamente cancelaram a apresentação de rodeios. Na ocasião, serão realizados apenas desfiles de cavalos adestrados e a prova do tambor, além de apresentações musicais.
A Prefeitura explica ainda que, apesar da denúncia dos ativistas, na prova do tambor, os cavalos não serão submetidos a nenhuma competição. Por isso, não haverá nenhum tipo de maus-tratos no evento.
A Primeira Festa do Peão acontece entre os dias 4 e 7 de outubro, na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, km 313.
 Fonte: A Tribuna 

Cavalos ilhados se salvam de enchente graças a ‘líder’ na Irlanda


Um grupo de cerca de doze cavalos que estava ilhado em meio à enchente do Rio Slaney, perto de Enniscorthy, na Irlanda, conseguiu se salvar porque um deles liderou o grupo até a terra firme, conforme relataram veículos da imprensa local e ativistas de defesa dos animais. “Os cavalos perto de Riverside estão a salvo. Eles foram até a margem, em segurança. Um bravo cavalo liderou o resto, foi incrível”, anunciou a organização South east animal Rescue em sua página no Facebook. Um outro grupo de cavalos foi salvo por uma equipe de resgate em outro ponto do mesmo rio, também nesta sexta-feira (14).
Cavalos foram liderados por um dos animais para sair da água (Foto: Reprodução/Facebook/South East Animal Rescue)
Cavalos foram liderados por um dos animais para sair da água (Foto: Reprodução/Facebook/South East Animal Rescue)
Fonte: G1

Jovem presta depoimento após agredir cachorro com skate em campus na Ufba


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um jovem foi detido após ser flagrado agredindo um cachorro na Universidade Federal da Bahia (Ufba). O caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (14), no campus do bairro de Ondina, em frente ao Instituto de Matemática.
De acordo com a 7ª Delegacia Territorial, para onde o rapaz – que não teve seu nome revelado – foi levado, um aluno flagrou a agressão ao animal com um skate e acionou a polícia. O jovem foi levado para a delegacia para depor.
Ele foi ouvido e alegou que estava se defendendo, já que o cão teria avançado em direção a ele para mordê-lo. A versão é contrariada por funcionários da universidade. De acordo com a polícia, testemunhas que prestaram depoimento garantem que o animal não era agressivo.
“Ele vive na unidade de ensino e recebe cuidados diários dos alunos de veterinária da Ufba. Todos disseram que o cão só late quando é provocado e o menino teria gritado, provocado e dito que ia matar o animal. Ele ficou agitado”, explicou uma policial da 7ª DT. O caso foi acompanhado pela vereadora Ana Rita Tavares, da ONG Terra Verde Viva, que foi chamada para acompanhar o caso.
O jovem assinou um termo circunstanciado e foi liberado em seguida. A pena para agressão a animais é de 3 meses a 1 ano. O cachorro foi socorrido por alunos de veterinária da Ufba e passa bem.
 Fonte: Correio 24 Horas

Jovem presta depoimento após agredir cachorro com skate em campus na Ufba


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um jovem foi detido após ser flagrado agredindo um cachorro na Universidade Federal da Bahia (Ufba). O caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (14), no campus do bairro de Ondina, em frente ao Instituto de Matemática.
De acordo com a 7ª Delegacia Territorial, para onde o rapaz – que não teve seu nome revelado – foi levado, um aluno flagrou a agressão ao animal com um skate e acionou a polícia. O jovem foi levado para a delegacia para depor.
Ele foi ouvido e alegou que estava se defendendo, já que o cão teria avançado em direção a ele para mordê-lo. A versão é contrariada por funcionários da universidade. De acordo com a polícia, testemunhas que prestaram depoimento garantem que o animal não era agressivo.
“Ele vive na unidade de ensino e recebe cuidados diários dos alunos de veterinária da Ufba. Todos disseram que o cão só late quando é provocado e o menino teria gritado, provocado e dito que ia matar o animal. Ele ficou agitado”, explicou uma policial da 7ª DT. O caso foi acompanhado pela vereadora Ana Rita Tavares, da ONG Terra Verde Viva, que foi chamada para acompanhar o caso.
O jovem assinou um termo circunstanciado e foi liberado em seguida. A pena para agressão a animais é de 3 meses a 1 ano. O cachorro foi socorrido por alunos de veterinária da Ufba e passa bem.
 Fonte: Correio 24 Horas

Bar vegetariano une alimentação com qualidade de vida

A bartender Elaine apresenta alguns sucos da casa DIVULGAÇÃO/ KINGSFORD
A bartender Elaine apresenta alguns sucos da casa
DIVULGAÇÃO/ KINGSFORD
O verão nem chegou ainda e as temperaturas já estão nas alturas e o corpo pede hidratação extra para aguentar o dia a dia. O hábito de ingerir líquidos, principalmente no verão, é essencial para repor a perda que temos durante o dia. No calor, transpiramos muito e nada mais saudável e refrescante do que uma bebida gelada. A hidratação a base de sucos frescos de frutas e hortaliças oferece ao nosso corpo grande parte das vitaminas, sais minerais, aminoácidos e enzimas necessárias. Além disso, os líquidos sempre são bem vindos ao nosso organismo.
Os proprietários do Kingsford Pub, bar vegetariano localizado em Sorocaba, mantém a ideologia de unir alimentação com qualidade de vida. Segundo Thiana Zanetti, sócia proprietária do local, o suco é um importante complemento para uma dieta saudável. “O suco ajuda nosso corpo a assimilar os nutrientes dos alimentos, principalmente os encontrados nos vegetais, frutas e hortaliças”, declara a empresária, que é adepta do vegetarianismo desde a infância. “Quanto mais natural for o suco melhor, vários nutrientes se perdem no processo de pasteurização dos sucos industrializados”, completa.
O bar é um oásis para os vegetarianos da cidade, que encontram sempre comidinhas gostosas para saborear entre amigos. A casa abriu para os leitores da coluna Sabores, quatro receitas de sucos que fazem enorme sucesso entre os clientes, conforme a bartender Elaine Pereira. “Vivemos em um País em que temos um privilégio enorme, pois a natureza nos oferece uma oferta imensa de frutas, basta visitar uma feira livre para ver um show de cores, aromas e sabores”, completa Thiana.

Borboletas eram contrabandeadas do Amazonas para a Polônia

espécie das 53 borboletas serão informadas hoje pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) (Antonio Lima)
espécie das 53 borboletas serão informadas hoje pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) (Antonio Lima)
Uma encomenda com 53 borboletas que saiu de Nova Olinda do Norte (distante 135 km em linha reta de Manaus) foi apreendida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na tarde de ontem. Os insetos foram, identificados pelo aparelho de raios X da agência dos Correios, localizada na avenida Rodrigo Otávio, próximo ao Complexo Viário Gilberto Mestrinho, Coroado, Zona Leste.
As borboletas estavam dentro de um livro (transformado em uma caixa) e tinha como destino a Polônia, na Europa. Segundo o chefe da divisão técnica ambiental e superintendente em exercício do Ibama, Geandro Pantoja, a multa para quem faz o contrabando internacional, tanto para o remetente quanto para o destinatário, pode variar de R$ 26,5 mil se não for uma espécie em risco, e chegar a R$ 265 mil, caso o laudo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), previsto para acontecer hoje, indique que os animais são de uma espécie de borboletas ameaçada de extinção.
Pantoja informou também que está em andamento a investigação para saber quem é o remetente da encomenda, uma vez que as agências dos Correios não exigem uma identificação, uma vez que do nome e endereços fornecidos podem ser falsos. Quanto ao destinatário, na Polônia, será denunciado para a Polícia Federal por tráfico Internacional de animais silvestres.
“O Ibama vem intensificando as fiscalizações na tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru) com ações nos aeroportos e em parceria com as agências dos Correios na colaboração nesse caso das borboletas”, afirmou o superintendente em exercício, ao enfatizar que o órgão também se preocupa com outros casos de biopirataria e ressalta o empenho do instituto em acabar com a exportação ilegal de peixes ornamentais, como os da espécie Aruanã, que saem do estado do Pará com destino à Colômbia.
Quelônios também são alvos
A Polícia Federal prendeu em agosto desse ano duas pessoas suspeitas de fazer parte de um esquema de caça, transporte e comercialização ilícita de tartarugas-da-amazônia e tracajás nos estados de Roraima e Amazonas por meio da Operação Podocnemis. Ainda estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão, nove de prisão e 22 de condução coercitiva.
A Polícia Federal estima que o comércio ilegal das tartarugas movimente, em uma semana, aproximadamente, R$ 1 milhão, com destaque para os lucros dos restaurantes e dos comerciantes que fazem entrega dos animais em domicílio, preparados para consumo, mortos para preparação ou mesmo vivos.
Fonte: A Crítica

Comissão participa de Encontro Catarinense de Direitos Animais


A presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB/SC, Maria Helena Machado, acompanha nesta quinta e sexta o I Encontro Catarinense de Direitos Animais e o IV Ciclo de Palestras de Direito dos Animais, na UFSC. O evento tem como tema “Os animais e o Direito: uma interlocução necessária”.
Realização da UFSC/Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-graduação em Direito, Observatório de Justiça Ecológica e Instituto Piracema.

Tartaruga é tratada após ingerir lixo e devolvida ao mar em Sergipe

Estudantes acompanharam a volta da tartaruga ao mar (Foto: Divulgação)
Estudantes acompanharam a volta da tartaruga ao mar (Foto: Divulgação)
Uma Chelonia mydas, conhecida popularmente como Tartaruga Verde, foi devolvida ao mar na tarde desta quinta-feira (13), na praia de Atalaia, em Aracaju.
O animal voltou à natureza após quatro meses e 25 dias de tratamento de reabilitação feito pela equipe da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA). De acordo com o médico veterinário Fábio Teles, foi detectado que a tartaruga marinha ingeriu lixo, apresentando uma estrutura corporal magra.
“Ficou detectado, em seu histórico clínico, a ingestão de resíduos sólidos antropogênicos, o que afetou no trato gastrointestinal da paciente. Ela não se alimentava sozinha e também não afundava quando nadava”, explica Fábio.
Atualmente, o centro de reabilitação de tartarugas marinhas da FMA possui 11 pacientes em tratamento. Segundo o médico veterinário, na maioria dos casos de encalhe que foram registrados, há presença do lixo no organismo dos animais.
Para o professor paulista José Francisco Machado, ter podido acompanhar a situação no mar de Aracaju foi interessante. “Ver uma equipe que trabalhou para a reabilitação da tartaruga marinha devolvê-la recuperada ao habitat chega a ser emocionante”, revela.
FMA
Criada em 1989, a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação dos mamíferos aquáticos e de seus habitats, visando o equilíbrio ambiental. Com atuação nacional, a FMA chega aos 25 anos consolidada como importante instituição de pesquisa, defesa, preservação e conservação domeio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.
Fonte: G1

Ator é detido com aves silvestres


Um ator de 69 anos foi detido em Santa Bárbara d’Oeste por crime ambiental, ontem de manhã. Com ele foram encontradas várias espécies de aves silvestres. Ele alegou que fazia a captura e doava para quem tivesse interesse. O ator foi detido por uma equipe do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da GCM (Guarda Civil Municipal) e pode ser multado em R$ 7 mil. Ele responderá pelo crime em liberdade.
Segundo a GCM, a equipe da GPA foi chamada para apoiar as demais viaturas em uma averiguação no Conjunto Habitacional Roberto Romano e, ao realizar uma vistoria em uma área verde, flagrou duas armadilhas para capturar aves silvestres.
Também no local foram localizados dois sabiás, um canário da terra, uma coleirinha e um tico-tico rei, todos em gaiolas. O ator, que estava no local, admitiu que capturava as aves, principalmente filhotes, para doar a quem tivesse interesse.
As aves foram apreendidas e encaminhadas ao criadouro conservacionista Pé da Serra para adaptação e soltura no habitat natural.
Fonte: Todo Dia

Grupo de defesa animal lança campanha inspirada em funcionalidade do Whatsapp


041
“Não finja que não viu” é a nova campanha da União Libertária Animal (ULA), do Rio de Janeiro. O grupo aproveitou o lançamento da funcionalidade do Whatsapp – o duplo tique azul que sinaliza quando a pessoa viu a mensagem – para chamar atenção de causas importantes para os bichos, como abandono, castração e adoção. Tome uma atitude, não repasse o problema!
dog dog2 dog3 dog4 dog5
Fonte: Uol

Seis processos-crime instaurados por maus tratos a animais foram instaurados


Desde que a lei entrou em vigor, registaram-se 249 denúncias Fotografia © Sofia Quintas / Global Imagens
Desde que a lei entrou em vigor, registaram-se 249 denúncias (Foto: Sofia Quintas / Global Imagens
Seis processos-crime foram instaurados a pessoas por maus tratos a animais desde que, a 1 de outubro, entrou em vigor a lei que criminaliza estas ações, revelou à Lusa fonte da GNR.
A lei que criminaliza os maus-tratos a animais entrou em vigor a 1 de outubro e prevê que “quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão”.
Desde que a lei entrou em vigor, as forças de segurança registaram 249 denúncias, na sua maioria por maus tratos, segundo fonte da GNR.
Destas denúncias, 26 já estiveram sob investigação, resultando na elaboração de 54 autos de contraordenação e seis processos-crime.
A legislação, publicada em Diário da República a 29 de agosto, refere que “quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias”.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: DN

Empresa Hyundai Motor corta laços com SeaWorld



(da Redação)
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Poucos dias depois que as ações do SeaWorld caíram para índices mínimos históricos, o parque marinho foi atingido por mais uma má notícia – outro importante patrocinador cortou laços com a empresa em decadência.
A Hyundai Motor “terminou seu relacionamento com o SeaWorld”, confirmou Chris Hosford, o Diretor de Comunicação do Executivo para o site The Dodo.
Hosford não divulgou o motivo que levou o fabricante de automóveis decidir cortar os laços com o SeaWorld, mas a Hyundai está longe de estar sozinha em querer distanciar-se do parque marinho.
Agora, com a crescente reação pública negativa em relação ao tratamento que as orcas e golfinhos recebem aprisionadas nos tanques do parque, vários patrocinadores importantes – incluindo a Virgin America, Taco Bell, Southwest Airlines e STA Travel – retiraram o apoio ao Sea World.
A decisão da Hyundai não poderia ter vindo em pior hora para o SeaWorld, ainda impregnado de notícias negativas a respeito de seu futuro financeiro incerto. Na quarta-feira, o terceiro relatório de ganhos do trimestre do parque revelou que o lucro líquido teve queda de 28% em relação ao ano anterior, e que o atendimento tinha declinado de 8,9 para 8,4 milhões.

Animais de sítios do noroeste paulista são alvos de criminosos


Vítimas em Floreal (SP) e Américo de Campos (SP) relatam sobre casos.
Falta de vigilância nos locais facilita a ação dos bandidos, diz delegado.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
O furto de animais tem intrigado produtores rurais da região de Votuporanga (SP). Éguas de raça e filhotes tem sido o alvo dos ladrões e a situação se repete em várias propriedades. Vítimas em Floreal (SP) e Américo de Campos (SP) relatam sobre os casos.
A porteira trancada com corrente e cadeado não é mais suficiente pra impedir os crimes. Na propriedade de Fabiano Carlos de Oliveira, em Américo de Campos, os ladrões cortaram os fios de arame e conseguiram entrar no local. Uma égua prenha de 11 meses foi levada. “Trabalhamos tanto para ter as coisas e vem um ‘mão grande’ para roubarmos. Essas pessoas não podem ficar impunes”, diz Oliveira.
Outra égua e uma mula que estavam no pasto ao lado também foram furtadas. A ação foi durante a madrugada. Um vizinho avisou os donos do sumiço. O pasto de onde os animais foram levados é alugado. Agora, os donos, que moram na cidade, temem pela segurança dos que ficaram. “Ficamos com medo, não colocamos mais comida perto da estrada para ver se mantemos eles longe da rodovia”, comenta Camila Moreno.
Mariana Oliveira Lessi também levou um susto, quando chegou ao seu sítio, que fica em Floreal, para tratar da égua e do potro, de apenas um mês, e encontrou o pasto vazio. A propriedade fica próxima à Rodovia Feliciano Sales Cunha e os ladrões também cortaram a cerca para retirar a mãe e o filhote. “A polícia já está acionada. Espero que encontrem esses ladrões, não podemos ficar no prejuízo”, comenta Mariana.
Égua estava há 13 anos com a dona e já foi campeã em diversas provas de três tambores (Foto: Reprodução / TV TEM)Égua estava há 13 anos com a dona e já foi campeã
em diversas provas de três tambores
(Foto: Reprodução / TV TEM)
A suspeita é que os animais foram levados para uma plantação de cana próxima, do outro lado da pista. De lá, teriam sido embarcados e levados por um veículo pelos bandidos. A égua estava há 13 anos com a dona e já foi campeã em diversas provas de três tambores. Os animais são da raça quarto de milha e estão avaliados em R$ 33 mil. Para Mariana, dinheiro nenhum pode suprir a falta deles. “É um animal que temos muita estima e eles levam sem se preocupar com o valor sentimental”, diz Mariana.

De acordo com o delegado Márcio Nobuyoshi, a falta de vigilância nos locais facilita a ação dos bandidos. Ele, pro enquanto, descarta a relação entre os crimes. “Ainda não vemos ações de quadrilha, senão teríamos um número maior de registros. Hoje, os ladrões estão mais organizados, vão ao local, fazem uma análise do cotidiano daquela propriedade e executam o roubo. É preciso atenção na movimentação e denunciar para a polícia qualquer suspeita”, comenta.
A pena para quem comete este tipo de furto pode chegar a 8 anos de prisão.
Suspeita é que os animais foram levados para plantação de cana próxima (Foto: Reprodução / TV TEM)Suspeita é que os animais foram levados para plantação de cana próxima (Foto: Reprodução / TV TEM)fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/11/animais-de-sitios-do-noroeste-paulista-sao-alvos-de-criminosos.html